Manhã no Café do 20º Batalhão de Polícia em Mesquita
Por Alcy Maihoní
Ten Cel. Dantas Atual Comandante do 20ºBPM |
Compareceram representantes do poder público e pessoas ligadas a entidades sociais e movimentos comunitários.
Em minha fala, representando Pais e responsáveis de alunos da rede municipal de Nova Iguaçu, trouxe do fundo do baú, algo que é considerado um tabu em nossa região que é a proposta de implementação do TOQUE DE RECOLHER. Existe a necessidade de programas de Políticas Públicas prevencionistas que venha surtir maior impacto, no que tange a inibir a onda crescente da violência que abarca os municípios de Mesquita, Nilópolis e Nova Iguaçu.
Repensar a estratégia e ações do Toque de Recolher em defesa da Criança e do Adolescente, vejo como uma das únicas formas de disciplinar o tempo de permanência de crianças e adolescentes desacompanhados nas ruas, após o anoitecer.
É um assunto relevante, urgente e que dispensa discussões e polêmicas. O caminho é por em prática e ponto final. Fiz um apelo a plenária para que venha levantar essa bandeira. Não dá mais para ficarmos pensando assuntos miúdos ou paliativos e que sabemos não surtam efeito desejado.
Deixei claro, meu ponto de vista de que o Direito à Vida das crianças e dos adolescentes é mais importante, do que o ir e vir.
A ideia é menores de 13 anos desacompanhados dos pais ou responsáveis na rua termine as 20h:30min; 13 e 15 anos até 22h:00; 15 e 17 anos, o limite de tempo venha expirar as 23h:00
Esta medida é possível, não visualizo barreiras, basta que o município e o estado em união ponham em prática. Muitos municípios de nossa nação se utilizam deste expediente e diminuíram sistematicamente seus índices de criminalidade. Não fere a Constituição. Abala o ECA, porem o ECA pode e deve por bem sofrer adequações neste sentido em prol da vida.
A Guarda Municipal de Nova Iguaçu está prestes a tornar-se uma realidade e sugeri que agora devemos pensar na criação da Guarda Municipal Mirim. Onde 50% do efetivo possa ser de adolescentes que vivem nas ruas.
Para finalizar tomei conhecimento oficial do Ten.Cel Dantas de que a Estrada de Madureira (bairro Marapicu - URG Cabuçu), não será sede do Batalhão PM, no local será beneficiado com uma Companhia Destacada. O futuro Batalhão de Nova Iguaçu será construído na Dutra, próximo a área de Comendador Soares.
Alcy Maihoní
Representante de Pais e responsáveis de alunos de N.Iguaçu
O Coletivo Popular é o Alvo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário