terça-feira, 21 de julho de 2015

TOQUE DE RECOLHER poderia ser implementado na área do 20º BPM.

Manhã no Café do 20º Batalhão de Polícia em Mesquita
Por Alcy Maihoní
Ten Cel. Dantas
Atual Comandante do 20ºBPM
Compareceram representantes do poder público e pessoas ligadas a entidades sociais e movimentos comunitários.
Em minha fala, representando Pais e responsáveis de alunos da rede municipal de Nova Iguaçu, trouxe do fundo do baú, algo que é considerado um tabu em nossa região que é a proposta de implementação do TOQUE DE RECOLHER.  Existe a necessidade de programas de Políticas Públicas prevencionistas que venha surtir maior impacto, no que tange a inibir a onda crescente da violência que abarca os municípios de Mesquita, Nilópolis e Nova Iguaçu.
Repensar a estratégia e ações do Toque de Recolher em defesa da Criança e do Adolescente, vejo como uma das únicas formas de disciplinar o tempo de permanência de crianças e adolescentes desacompanhados nas ruas, após o anoitecer.
É um assunto relevante, urgente e que dispensa discussões e polêmicas. O caminho é por em prática e ponto final. Fiz um apelo a plenária para que venha levantar essa bandeira. Não dá mais para ficarmos pensando assuntos miúdos ou paliativos e que sabemos não surtam efeito desejado.
Deixei claro, meu ponto de vista de que o Direito à Vida das crianças e dos adolescentes é mais importante, do que o ir e vir.
A ideia é menores de 13 anos desacompanhados dos pais ou responsáveis na rua termine as 20h:30min; 13 e 15 anos até 22h:00; 15 e 17 anos, o limite de tempo venha expirar as 23h:00 
Esta medida é possível, não visualizo barreiras, basta que o município e o estado em união ponham em prática. Muitos municípios de nossa nação se utilizam deste expediente e diminuíram sistematicamente seus índices de criminalidade. Não fere a Constituição. Abala o ECA, porem o ECA pode e deve por bem sofrer adequações neste sentido em prol da vida.
A Guarda Municipal de Nova Iguaçu está prestes a tornar-se uma realidade e sugeri que agora devemos pensar na criação da Guarda Municipal Mirim. Onde 50% do efetivo possa ser de adolescentes que vivem nas ruas. 
Para finalizar tomei conhecimento oficial do Ten.Cel Dantas de que a Estrada de Madureira (bairro Marapicu - URG Cabuçu), não será sede do Batalhão PM, no local será beneficiado com uma Companhia Destacada. O futuro Batalhão de Nova Iguaçu será construído na Dutra, próximo a área de Comendador Soares.
Alcy Maihoní
Representante de Pais e responsáveis de alunos de N.Iguaçu
O Coletivo Popular é o Alvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário