sábado, 11 de janeiro de 2014

BAIXADA: GABINETE DE CRISE PARA PREVENÇÃO CONTRA CHEIAS

QUAIS DELIBERAÇÕES ESTÃO SENDO APROVADAS?
Por Alcy Maihoní

2014 iniciou-se com o recém-gabinete de crise da baixada, após enchentes que deixou rastro de mortes, destruições e mais de seis mil desalojados em todo o Estado do Rio. Gabinete esta funcionando no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Tal medida como foi amplamente divulgada pela imprensa, visa discutir e evitar os problemas de enchentes nos municípios da região. Nova Iguaçu e Queimados foram os mais afetados, nos temporais de novembro do ano passado. Governador culpa a falta de investimentos, do descaso e da ineficaz politica habitacional o longo dos últimos 40 anos  Até concordo, mas quando começou sua carreira política, ou antes mesmo de usar calças, o Rio já tinha longo histórico de enchentes e já terminando seu segundo mandato, foi na minha opinião um traíra do povo da baixada, pois o que realizou de concreto e em beneficio do coletivo em especial aqui em Nova Iguaçu? Sem falar que não é a primeira vez que cria um gabinete especial referente a enchentes. De marinheiro de primeira viagem não tem nada.
Em nível de município o atual prefeito afirmara que entregaria 10,5 mil unidades do Minha Casa Minha Vida, ajudando famílias que estão em áreas de risco. Outro ponto é a ajuda de aluguel social a 600 famílias que estão desalojadas. Como está a situação hoje? Uma vez que estamos em estado de calamidade pública...
Sobre esta questão, informações nos dão conta que até presente data não esta havendo pagamento destes alugueis (de R$ 400,00 a R$ 500,00), será verdade ou mentira? Lembrando que cabe o Estado a disponibilização do aluguel social através da sua Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos – SEASDH. Onde deverá se pago pelo prazo de um ano, podendo ser prorrogado até que as famílias recebam novas moradias. Finalizo aqui com uma pergunta: Hoje, 11 de janeiro de 2014, o que este Gabinete já deliberou e aprovou, uma vez que nada esta sendo feito e ou sequer divulgado? Levando em consideração, desde a última coletiva (dez-2013) que ocorreu em nossa cidade, estando presentes, Carlos Minc (SEA), Marilene Ramos (INEA), Cabral e Nelson Bornier. Alguns vídeos nas redes sociais mostram que muitas famílias iguaçuanas, ainda permanecem a Deus dará. E o Rio Botas foram sim, retirados algumas toneladas de lixo, entulho, mas como serviço paliativo não cessará futuras cheias, acreditem, pois a encosta da Serra de Madureira permanece intocada. Urge trabalhar a parte de cima onde estão as nascentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário