quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Comitê Botas/Nova Iguaçu - parte II

MEUS QUESTIONAMENTOS NA REUNIÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA DO PROJETO IGUAÇU - ano 2014.
Por Alcy Maihoní
Metade do tempo da reunião foram gastos com a apresentação de SLIDE, referente a primeira pauta sobre a Prestação de contas do trabalho técnico sócio ambiental do PAC23Valões e Social do Projeto Iguaçu.
No final da apresentação  nós membros da comissão tínhamos apenas 3 minutos de fala. Dentro da pauta solicitada pelo Comitê Botas/Nova Iguaçu (Alcy e Adriano), como as indagações eram muitas, expus de forma rápida e objetiva utilizando o tempo máximo de 5 minutos. Abaixo a integra dos questionamentos, lembrando que não finalizei, deixando para próxima reunião.
Direcionado ao Coordenador Geral do Projeto Iguaçu, Irinaldo Cabral (Inea):

1) Maihoní: Em 7 anos Nova Iguaçu entrou duas vezes em situação de calamidade pública, foi criado o Gabinete de Crise da Baixada, pergunto: Quem ou quais as entidades desta comissão vem participando das reuniões? Cadê relatórios? Quais as decisões prioritárias tomadas?
IRINALDO: Somente autoridades do Estado e Município participam deste Gabinete, nós não temos acesso.
2) Maihoní: Houve uma visita técnica em Nova Iguaçu, no dia 17/10/13 antes da calamidade e outra após, por meio de helicóptero, pergunto: Haverá algum aditivo no projeto em benefício da região, tipo: Estação de bombeamento; sistemas de comportas?
Nos pontos de estrangulamento do Rio Botas, houve algum acréscimo no numero de bairros? Quais serão os primeiros a serem contemplados (fase 3)?
Cadê o parecer do especialista técnico?
IRINALDO: Estamos providenciando estas questões.
3) Maihoní: A revisão do Plano Diretor do Projeto Iguaçu já foi finalizado pela COPPE/UFRJ? Quando teremos acesso?
IRINALDO: Já foi encerrado, estarei lhe enviando.
4) Maihoní: Na reunião com o Prefeito de Nova Iguaçu e a Presidente do Inea, Marilene Ramos, no dia 14/10/2013,quando da apresentação do projeto - fase 3, no que envolve a Obra de contenção da encosta da Serra de Madureira, foi abordado que existe um modelo atual e mais apropriado em substituição a construção de barreira com blocos de rocha, colocação de trilhos chumbados em base de concreto e com colocações de pneus usados. Solicitei que me enviassem o crocri deste modelo alternativo. O que não ocorreu. 
Pergunto: Quando haverá a obra de contenção da encosta? Qual modelo de intervenção a ser utilizado?
Qual valor estimado orçado?
IRINALDO: Vou verificar se foi incluído no projeto ou não esta modificação e temos que ver como ficará a nova gestão.

Iguaçuanos: Entendem agora do porque estamos mais uma vez em situação de calamidade pública...

Nenhum comentário:

Postar um comentário