quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Calor insuportável em Nova Iguaçu, no primeiro dia do ano de 2014

PRIMEIRO DIA DE 2014.
Por Alcy Maihoní
Que calor insuportável continua fazendo em Nova Iguaçu. Primeiro dia do ano e a alta temperatura leva-me, ainda a invejar as pessoas que nesta hora estão se refrescando nas praias ou nas cachoeiras. Procuro algo gelado para beber na geladeira e encontro uma garrafa de Coca-Cola, cujo interior tem um suco de graviola que a mulher, dias antes tinha preparado. Com o copo grande na mão e sedento de sede, tomei a primeira golada e percebi tardiamente que estava sem açúcar. A tarde chegou e o calor só aumentou. Quarta-feira, apesar da calmaria, em minha rua, minha preocupação com o clima perturbou minha mente, todo o dia, afinal o Rio Botas não foi trabalhado, não houve nenhuma dragagem e os últimos temporais da região ainda é tema de notícias nas redes sociais despolitizadas, porque os alagamentos em alguns bairros ocasionaram mortes, destruições e muitos desabrigados. Em toda a baixada, Nova Iguaçu foi a mais atingida, em mais de 60% de seu território. Caos completo.
O Rio de nome Rio Botas ou Rio das Botas como preferirem e suas Sub-bacias mais uma vez, assim como um vulcão em atividade, vomitou seus excessos: água, lixo, terras e pedras. Muitos foram os avisos, situação clara, previsível de tragédias pré-anunciadas, e que inclusive em muitas reuniões ao longo dos últimos sete anos, foram sinalizados em forma de alertas aos servidores do estado e município.
Estou altamente indignado, pois é do meu conhecimento de que projeto e recursos têm, entretanto isto não foram levados em consideração para a devida implementação das intervenções em obras prevencionista ao combate de inundações, visando minimizar pelo menos os efeitos nocivos das fortes chuvas da estação, mas por questões politicas e burocráticas nada foi feito de concreto e agora estamos aí residindo num município que esta em estado de calamidade pública. Até quando?
Em paralelo, como podem os vereadores da cidade ainda se predisporem  a entrar de recesso? Uma vez que para alguns até em seus redutos eleitorais, o povo ficaram debaixo de muita água pútrida, sujeito ainda a contraírem diversas doenças, tais como leptospirose.  Aliais já houve uma morte, a de um rapaz morador de um loteamento, por causa da merda da urina de rato. A quem culpar agora? Tamanho descaso público que se arrasta a décadas.

Lembrando outro assunto absurdo, foi à notícia que lí hoje no Facebook, onde em pleno réveillon, os moradores do bairro Santa Rita da Rua Dirce Dutra e em todo o quarteirão em sua volta ficaram 24 horas sem energia elétrica. Moradores de lá com toda razão estão indignados e inconformados com a Light. Agora é noite e pela vista da minha laje; vislumbro muitas luzes ao longe, na altura da via Dutra, nenhum vento ao redor e a temperatura térmica continua quente, muito quente. Não tem como queixar-me, hoje com certeza não haverá fortes chuvas e o povo poderá dormir em paz, talveis sem energia em algumas áreas, suportando mosquitos, pernilongos, porem em paz, por saber que águas não irá invadir seus colchões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário