sábado, 4 de janeiro de 2014

VERÃO EM NOVA IGUAÇU - RJ

Por Alcy Maihoní

Abrasador é o melhor termo que utilizo para definir estes dias de verão carioca. Nesta sexta-feira, a primeira do ano 2014, estando na rua desde cedo e já a tarde pelo centro de Nova Iguaçu, nas mediações da histórica Catedral de Santo Antônio de Jacutinga e próximo a popular passarela do caracol, observo o termômetro a registrar 40º C. Sensação térmica é bem mais que isto.
Também não é de se estranhar, afinal estamos no Rio e na estação verão. Mas a preocupação maior e a maioria das pessoas não querem saber ou pouco importam com as causas: desmatamentos, poluições, etc e com isso vem o derretimento das Calotas Polares que absurdamente foi verificado aproximadamente 4.300 bilhões de toneladas de gelo no período dos últimos 20 anos, isso somente na região da Antártida e da Groelândia. Mas voltando ao calor na região iguaçuana. Para torrar ainda mais os neurônios da sofrida população, como se não bastassem no ano passado o corte indiscriminado de dezenas de árvores frondosas ao longo da via férrea por parte da anterior gestão municipal, temos hoje as esdruxulas anomalias que é a falta de água (existe bairro que já esta há 15 dias sem este líquido), e de energia elétrica (tem comunidade já em ato de protestos). Que inicio de ano cruel.
Nova safra de Políticos e Cia estão de recesso, mas se não estivessem o que poderiam fazer? São muitas demandas reprimidas ao longo de décadas e a falta de comprometimento do governo é crônica.
A noite chegou...o calor não cessa, vejo surpreso as horas, são 03h36 da madrugada. Mesmo com pequeno Ar-condicionado e ventilador na cara, sinto desconforto. Não consigo dormir, na certa com muitas olheiras.
Hoje é sexta-feira, na cama viro de um lado a outro, ouvindo funk carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário