quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

UMA CRATERA QUE SE ABRIU EM 2006.

Por Alcy Maihoní 
Procuro cotidianamente ir a padaria bem cedo comprar meus pãezinhos. No caminho até a padaria, passo por uma incomoda e enorme cratera que se abriu a mais de sete anos, causada por forte tromba d’água, na rua São Roque com a esquina da rua Mauricio Danon – bairro Danon – Nova Iguaçu –RJ. Calcula-se de 4 a 5 manilhas quebradas e outras deveras entupidas.
É preocupante a profundidade e largura, onde causa muita revolta e indignação aos moradores que residem próximos.

Veículos de passeio contornam vagarosamente a rua, faltando pouco a sofrer acidentes. Certa ocasião, um caminhão de coleta de lixo, por pouco não tombou, quando tentava desviar do grande buraco. Sai governo, entra outro e ninguém é capaz de solucionar o problema.

Ano passado um Vereador visitando o local e em atitude de “filantropia” conseguiu fechar a cratera de forma paliativa. Ganhou poucas dezenas de voto, se reelegeu, porem na primeira chuva forte, eis que a cratera reaparece e com mais profundidade. Sem controvérsias, vi a obra sendo feita e no meu intimo sabia que o problema não estava solucionado.
Meu inconformismo, ano após ano, todo santo dia indo comprar meu pãozinho e contornando esta cratera me causa raiva e angustia.  Triste ainda verificar que alguns moradores, à surdina despejam sacolas de lixo e outros bagulhos cratera adentro e outros ainda procuram em vão aterrar o monstro.

Todavia alguns raros moradores, certa feita realizaram pequeno ato de protesto, e até um antigo morador entrou na cratera portando um cartaz de protesto. Requerimentos foram emitidos para  a prefeitura local e nada. E de nada adiantou a matéria no jornal da região com a foto da cratera exposta. A cratera permanece ali, intocada e debochada, para quem quiser ver.

E se fosse na esquina da Rua Santa Clara com a Av. Nossa Senhora de Copacabana, quantos minutos esta cratera iria sobreviver na área da zona sul?
Verdade que no momento não tenho mais certeza de nada, quanto a curta ou média solução no que se refere a esta cratera por parte dos gestores públicos.
Certo mesmo é o meu caminhar rotineiro, passando no entorno desta cratera de 2006 em direção a padaria, em busca do meu pãozinho de cada dia... (rsrs!) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário