domingo, 9 de março de 2014

MUNICIPALIZAÇÃO DA ÁGUA EM NOVA IGUAÇU II


COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: É compreensivel por que muitos não desejam esta municipalização, porque tem somente visão e opinião política:
Fenômeno do clientelismo;
Grande probabilidade de inadimplência; 
Renúncia de receitas;
Problemas de nomeações.
Suposto aumento de poder do gestor
Estes fatores negativos realmente inviabiliza tal empreendimento, pois o sistema de abastecimento e rede de esgoto, não deve ser conduzido por pessoas sem a devida qualificação técnica, neste caso os escolhidos seriam por critérios políticos partidários. Sendo assim, não se dão ao trabalho de ver os lados positivos.
Se por outro lado, ampliarmos nossa visão para a área administrativa e econômica perceberemos que sobrepõe e muito a da míope visão política. Municipalizar é romper com esse elo, caso contrário, aí sim é melhor deixar quieto!
Uma gestão eficiente e eficaz participativa, sem dúvida nenhuma teremos assim alta vantagem econômica nesta questão social.
Algumas pessoas dizem se houver a municipalização que tudo ficará na mesma, o que eu discordo, porque pior não pode ficar. A Cedae é uma sanguessuga faminta, onde o município há longas décadas não nos fornece benefício algum, pelo contrário há muito estamos em franco prejuízo. Fazer abaixo-assinados, protestar na porta da Cedae ou do governo é pura falta de tempo, não resolve e ainda ganharemos bala de borracha nos cornos. Deixar enfim, como esta é condenar 80% da população a viver amargamente os transtornos de falta d'água e de tratamento de esgoto, jamais pode ser considerada um opção. A cedae é uma companhia fracassada, pelo menos para nós que residimos e trabalhamos em solo iguaçuano, nada nos acrescenta. É claro que temos que nos qualificar nos quesitos controle social e fiscalização, antes, durante e depois da consolidação da municipalização, para um bom monitoramento da inovadora operação. Não será fácil, romper com décadas de subserviência e abaixar de cabeças, nossos políticos nascidos aqui pecaram feio e muitos ainda vem pecando. mas se houver mais pessoas com forte propósito por mudanças significativas, podemos derrubar esse muro de dificuldades. 
Não, não podemos ficar na mesma, urge uma atitude, uma mudança drástica, o momento é agora. Vamos municipalizar nossa água e ver no que vai dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário