quarta-feira, 19 de março de 2014

Protestos contra a Cedae em Nova Iguaçu e o que vem por trais disto.

Por Thiago Rachid

Triel, o negócio é o seguinte. Esse caso do protesto da CEDAE de ontem é oportunismo. Ora, falta água todos os anos e há dezenas de anos.

Durante todos os anos em que Lindbergh foi prefeito e o PT esteve aliado com Cabral, eles não protestaram, ao contrário, o silêncio era sepulcral.

Agora que o PT rompeu com o Cabral e entramos no ano eleitoral em que Lindbergh quer derrotar o candidato do Cabral, pronto: aí decidem protestar.

Sou a favor que tenha protesto TODOS OS DIAS contra a falta d'água. Protesto na porta da Prefeitura, da Câmara, da ALERJ, do Palácio Guanabara e do prédio da CEDAE. Terá o meu apoio sempre. O meu, o seu e toda a sociedade.

Mas demagogia e politicagem em cima de um sofrimento de décadas do povo iguaçuano eu não aturo não.

Refiro-me ao protesto do Vereador. O do MPI desconheço.


PROTESTOS CONTRA A CEDAE, A BOLA DA VEZ , MAIS UMA VEZ... EM ANO ELEITORAL.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Estamos revivendo as mesmas situações e erros de anos passados, em que o oportunismo corre solto, sobre este tema da falta d'água. Ano eleitoral todos os santos e demônios se materializam e andam entre nós.
Concordo plenamente com as colocações do Sr. Thiago Rachid (será bom, um dia conhece-lo pessoalmente, para troca de idéias). Assim como ele, também não aturo demagogia e politicagem sobre as desgraças que caem em cima do povo. Sobre os protestos, estes que estão ocorrendo espontaneamente em alguns bairros acho positivo, pois revela toda uma insatisfação, lógico que isso atrai a cobiça de espertalhões. Mas, fato é que não resolve nada, podem queimar pneus, fechar ruas e avenidas, fazer pequenas reuniões com dirigentes de partidos ou de entidades sociais, porem vai continuar faltando água, porque é a Cedae que dá as cartas, sempre foi e é assim.
Sabemos que as causas do sistema de abastecimento é muito mais profundo, do que simplesmente uma torneira seca. Como bem se posicionou o Adriano, um dos coordenadores do MPI, nossa preocupação não é de agora, dentro das nossas limitações vimos planejando o protesto lá atrais. Porem para melhor compreensão dos nossos propósitos a Grande Mobilização que irá ocorrer na Praça Rui Barbosa, não será um simples protesto, será muito mais que isto. Desejamos uma drástica ruptura com a ineficaz Cedae em solo iguaçuano. Existe dois caminhos que iremos discutir com todos aqueles que lá estiverem presentes. A primeira é a tentativa de municipalização da água, com a proposta da criação de uma lei que cria o " Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura". Segunda opção seria termos aqui em Nova Iguaçu uma Companhia Municipal de águas. Em ambos os casos a Gestão e o gerenciamento seria de forma participativa. Muito se discutiu e se discute sobre a água, ontem mesmo houve uma audiência na câmara de vereadores tendo o tema uma CPI da Cedae, ou algo parecido (Eu não estava lá), para finalizar nós do Movimento Popular Iguaçuano - MPI, preferimos levar este debate para rua mesmo, porem de forma mais incisiva e pacífica. Não haverá mascaras e bandeiras partidárias. Se houver iremos repudiar na certa. 
O Coletivo é o Alvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário