domingo, 13 de abril de 2014

ÁGUA MUNICIPALIZADA EM NOVA IGUAÇU, A CONVERSA NÃO TERMINOU...

PARA AQUELES (AS) QUE NÃO ESTIVERAM NA MANIFESTAÇÃO PÚBLICA NA PRAÇA RUI BARBOSA.
Por: Alcy Maihoní
_ Maria vai carregar água!!!
Completou-se um mês em que estivemos na Praça Rui Barbosa reivindicando o direito de administrarmos a Gestão da água, objetivando tirar das mãos da Cedae esta propriedade, uma vez que a mesma há décadas e décadas não nos beneficia em nada a nós iguaçuanos. Pelo que era previsto, tudo voltou ao normal (aparentemente), todos os bairros e loteamentos estão com água em abundância, não há escassez e indignação de moradores uma vez que cessou o queimar de pneus nas ruas, como vinha ocorrendo puxado por algumas lideranças ditas populares e políticos. Nas redes sociais da internet, e jornais da região hoje não se lê discussões e debates...
Mas, o problema não morreu e a conversa não terminou.  A Cedae se mantem firme no controle da situação, como uma grande sanguessuga de nossas fontes naturais e injustificadamente não investe, não amplia o sistema de abastecimento e distribuição da água, enfim não nos fornece nenhuma contra-partida. As obras do Programa Bairro Novo está a todo vapor, isso é positivo e satisfaz e muito muitas gerações de moradores que nasceram, cresceram e envelheceram pisando em solo de terra batida e próximos a valas negras. Entretanto, seria formidável se houvesse a tão sonhada e reivindicada política de saneamento básico, drenagem e principalmente a política de sistema de gestão municipal participativa da água atuando conjuntamente com este maravilhoso programa. Veja bem, não sou contra o Programa bairro Novo, que fique bem claro isto. Mas como desejo sempre o melhor para minha cidade, urge a necessidade da secretaria de obras e de meio ambiente se ater a estas questões. Quem possui água e não paga taxa alguma se sente feliz, mas os recursos naturais e a forma como esta sendo gerenciado, caminha para o caos e depois não adianta ficar queimando pneus e mais pneus. 
Temo pelo pior, e o drama maior será a privatização da falida Cedae, isto não é previsão e sim uma realidade. O tempo conspira contra nós, e uma mudança seja ela qual for, será um bom caminho.
Semana passada, ví duas moças na minha rua, indo de porta em porta, uniformizadas e com maquininha na mão, imprimindo boleto bancário e colocando nas caixas dos correios e por baixo das portas. Esta é a Cedae que aqui no bairro, nunca se propôs instalar uma canalização sequer e de tempos em tempos, deseja receber aquilo que não se trabalhou por merecer.
Eu quero água de qualidade e constante. Quero pagar pelo que utilizo e desejo ter conhecimento pleno sobre a forma de gerenciamento de como a água chega até minha torneira e como é distribuído para toda a cidade.
Anseio por uma Companhia municipal autônoma e participativa de gestão da água em Nova Iguaçu, este é um caminho correto e viável.
ÁGUA DIREITO DE TODOS!!! SEJA EM RECEBER COMO EM ADMINISTRAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário