quarta-feira, 9 de abril de 2014

REFAZENDO O PROJETO IGUAÇU PARA O BEM DE NOVA IGUAÇU

REUNIÃO COM O PREFEITO DE NOVA IGUAÇU E A NOVA PRESIDENTE DO INEA, ASSUNTO: OBRAS DE CONTENÇÃO DA ENCOSTA DA SERRA DE MADUREIRA, ENTRE OUTROS.
Por Alcy Maihoní


No final da tarde de segunda-feira (7), na sede do Instituto Estadual de Meio Ambiente - INEA, havia cheguado uma hora e meia antes do horário programado, atendendo o chamado do prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier,  via Adriano Naval, para estar com a nova Presidente do Inea, Sra. Isaura Maria Ferreira Fraga. Fiquei na sala de espera aguardando e finalizando algumas anotações de questionamentos de cunho prioritário e emergencial, logo em seguida chegou o prefeito e depois o amigo Adriano Naval. Após as apresentações no gabinete da presidente, jogamos diante da mesma as demandas necessárias a serem executadas em nosso município. 
Para a cidade urge a realização imediata do PAC II, fase 3, segunda seleção. É esta fase que principalmente nos interessa e que deve constar a realização da obra de contenção da encosta da Serra de Madureira.
No projeto inicial, lá em meados de 2007, constava esta obra e somente beneficiaria uma pequena área da serra. Mesmo sendo um erro grotesco do projeto, injustificavelmente a gestão anterior (Carlos Minc + Marilene Ramos e Cia), deliberadamente menosprezou Nova Iguaçu do projeto, tanto na fase I como na fase II preferindo avançar em outros municípios vizinhos por questões politiqueiras e a preocupação maior foi recentemente a retirada da obra de contenção, reflorestamento da serra da fase III. Para nós iguaçuanos foi mais que um desrespeito, foi um grande atentado contra a vida de muitas familias que vivem em áreas de risco e áreas ribeirinhas.
Voltando o assunto a reunião, expus da necessidade de realização da obra, o prefeito foi feliz em cobrar da presidente (Inea) a plena execução da fase III colocando esta fase na frente da fase II. O processo de licitação que já esta em estudo, após esta reunião será revisto pelos engenheiros e técnicos. Solicitei intervenções adicionais da obra de contenção ampliando as áreas críticas sujeitas aos impactos das cheias. No projeto original constava apenas o bairro Danon (Mangueira). Então foi incorporado as áreas dos bairros:  Jardim Nova Era, Jardim Alvorada e Marco II. De comum acordo haverá doravante uma licitação única para tratar da obra de contenção da encosta da Serra de Madureira. Para finalizar solicitei ainda que fosse revisto a composição da Comissão Executiva e do Fórum Regional, que venha ser enxugado, pois tem pessoas nestes espaços de controle social que desde 2007 "não fede e nem cheira", isto é, nada acrescenta de positivo ao projeto.
Penso que este tipo de controle social e de participação cabe apenas aos Comitês Locais de Acompanhamento (CLA) ou Comitês de Acompanhamento de Obras (CAO), uma vez que por direito tem por principal  objetivo, assegurar a participação de todos os moradores das comunidades beneficiadas pelo Projeto Iguaçu, tendo a ideia de se tirar representantes de cada agrupamento, sendo um por bairro. 
Outros informes sobre este encontro, acessem o blog do Adriano Naval:
http://navaladriano.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário