sábado, 12 de abril de 2014

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A FAZER SOBRE A ÚLTIMA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA IGUAÇU

QUER QUEM GOSTE OU NÃO... ESTAR EM CONSELHO É SERVIR IMPARCIALMENTE EM BENEFÍCIO DA POPULAÇÃO. 
Por Alcy Maihoní 

Primeiramente devo frisar que o que vou expor é opinião pessoal e estou neste conselho representando pais e responsáveis de alunos da rede.
Pois bem! Fiquei decepcionado com algumas atitudes de alguns segmentos e categoria, durante a reunião ordinária realizada na quinta-feira dia 10 do corrente mês. O que foi aquilo!!!
SEMED - Secretaria Municipal de Educação de N.Iguaçu: Atualmente não existe sala de reuniões, a que existia transformou-se em sala para prestação de contas do FNDE e o Conselho previamente agendou a reunião no térreo, na Sala da Supervisão Escolar, até aqui tudo bem, mas a sala da supervisão estava em expediente. Questionamentos anteriores não nos são fornecidos e as cobranças se repetem a cada reunião e pior virou uma bola de neve. Está tudo registrado em atas. Próximas reuniões será na sala de reuniões da Subsecretaria dos Conselhos Municipais.
NUCREP - Núcleo de Creches e Pré-Escolas Comunitárias da Baixada Fluminense:  Duas situações:
a) A direção havia previamente nos enviado um e-mail malcriado e durante a reunião apresentou um ofício dando um puxão na nossa orelha pois não estavam recebendo as convocações pelo simples motivo do e-mail da entidade estar incorreto. Ora bolas, se a conselheira desta instituição que por sinal é participativa em nossas reuniões e que é a própria PRESIDENTE da mesma, e o envio das convocações das extraordinárias são enviados para seus dois e-mails, devidamente confirmados. Não caberia aqui tal reclamação. Mas doravante enviaremos também para a referida entidade, sem problemas. 
b) Sobre crise das Creches, o assunto gastou praticamente a metade do tempo da reunião desnecessariamente. Vou explicar: Desde a posse do atual conselho, tanto a semed, como nós conselheiros nos empenhamos em ajudar e a conselhar todas as creches existentes na cidade, inclusive reativamos a Comissão de Educação Infantil do conselho, da qual faço parte para análise de todos os processos que nos chega a mão. A presidente em reuniões anteriores foi muitas das vezes aconselhada a procurar o setor juridico da secretaria para sanar todas as dúvidas existentes. Porem alguém, em determinado momento dize que as pessoas que estão na direção das creches desconhecem "termos técnicos" e necessitam de orientações. Devo relembrar que  no próprio Estatuto Social do Núcrep em seu segundo artigo...  tem por finalidade promover cursos e encontros para capacitação de pessoal das Creches e pré-escolas Comunitárias, logo não cabe aqui tarefa da semed ou do próprio conselho, apesar de estarmos a disposição da referida entidade, para sanar suas dúvidas, em momento nenhum foi negado tal comprometimento.
SEPE Núcleo de Nova Iguaçu: Fazer greve é direito, assim como qualquer outras manifestações populares. Mas encher a sala da reunião com ativistas, sem prévio aviso para tratar de assuntos sindicais não vi do porque, tudo bem que as reuniões são públicas, mas como estávamos em sala "emprestada" e com muitos assuntos prioritários pendentes, expresso minha indignação pela falta de tato e de educação por parte do sindicato. Além do mais o colegiado na última reunião ordinária haviam "aceitado" a permanência destes conselheiros, mesmo com certas ausências injustificadas, como rege nosso regimento interno, caberia inclusive serem substituídos. Foi deixado bem claro nesta reunião que o sepe somente esta interessado na questão e natureza política do conselho e nada mais, segundo declaração de um dos dirigentes e conselheiro do sindicato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário