sábado, 9 de agosto de 2014

MAIS UMA VEZ: PARQUE ESTADUAL DO MENDANHA

RENOVAÇÃO/CRIAÇÃO DO CONSELHO CONSULTIVO DA APA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO GERICINÓ-MENDANHA (APAGM) E DO PARQUE ESTADUAL DO MENDANHA (PEM).
Por Alcy Maihoní

DA CHAMADA: No dia 22 de julho do corrente ano, foi-me enviado pelo Geógrafo, atual Chefe da APAGM, Carlos Dário (INEA/DIBAP/GEPRO), convite para participar da 2ª Reunião do Diagnóstico Rápido Participativo - DRP. De pronto, confirmei presença, uma vez  que lastimei em não ter participado da primeira realizada no auditório da UNISUAM em Campo Grande.
DO OBJETIVO: O Instituto Estadual do Ambiente - INEA, visa a formação de um único Conselho Consultivo que responderá simultaneamente pelas duas Unidades de Conservação.
Então, na quinta-feira (07/08), na Diocese de Nova Iguaçu/Centro de Direitos Humanos CENFOR, foi dado início a este processo previamente concordado pelos poucos presentes a este evento. O processo visa contemplar as comunidades, instituições de ensino/pesquisa, ONGs, Ambientalistas, moradores e demais interessados e que atuam na face norte da Unidade que abarca Nova Iguaçu e Mesquita. Na primeira reunião, foram focado a área Sul, Rio de Janeiro.
DO ENCONTRO: A metodologia de trabalho aplicada pelo INEA é a mesma que foi feita recentemente, quando da Criação e composição do Conselho Consultivo da APA Alto Iguaçu. Haverá outro encontro, em setembro, onde será apresentada a análise final destes DRPs e finalização da formação da composição do novo colegiado. 
Foram pontuados os tópicos do diagnóstico da região, destacando a visão da UC, pontos positivos, pontos negativos, ações propostas e cooperação institucional.
Enfim, nesta dinâmica de grupo, não ví nenhuma irregularidade, falta de ética ou ausência democrática, somente achei que o tempo de fala deveria ser melhor valorizada pelos responsáveis do encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário