terça-feira, 19 de agosto de 2014

Nova Iguaçu: Educação inclusiva



Educação de Nova Iguaçu participa de audiência pública sobre inclusão‏
Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA /Foto: Divulgação
Nova Iguaçu sediou nesta terça-feira (12), a primeira de oito audiências públicas sobre “Promoção da Educação Inclusiva: articulação e compromisso de todos”, realizada pelo Conselho Estadual de Educação em parceria com o Ministério Público. “Nossa sociedade é plural e diversa, mas o indivíduo é único. Nosso desafio é incluir este indivíduo na sociedade plural para que ele possa ser cidadão”, disse o presidente do Comitê de Políticas Públicas da Secretaria Municipal de Educação, AcáriseRibeiro.
A audiência, que tem o objetivo de realizar consultas à sociedade e aos órgãos governamentais, foi considerada de alto nível de discussões pela conselheira do CEE, Malvina Tuttman, que se emocionou com os depoimentos e questionamentos dos professores sobre as situações vivenciadas nas salas de recursos, que vão desde a dificuldade dos pais na aceitação da necessidade dos filhos, falta de recursos das famílias, adequação dos espaços e dificuldades dos responsáveis em conseguir laudos médicos para seus filhos.
O evento contou com a participação maciça da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu, que encaminhou técnicos das subsecretarias que deram ênfase a inclusão de alunos com necessidades especiais a partir da educação infantil, as propostas curriculares de inserção da Lei 10.639- para tratar da temática afirmativa dos negros e índios- e da criação de novas escolas de educação infantil.
A Coordenadora de Educação Especial e Inclusão, Marilene Cecília Ramos fez uma breve síntese do trabalho realizado neste segmento na Rede Municipal de Ensino de Nova Iguaçu. Ela falou do aumento do número de salas de recursos e da consequente ampliação do atendimento aos estudantes com necessidades especiais. Marilene explicou, ainda, a recente municipalização do Centro Integrado Castorina Faria Lima, que futuramente será transformado em centro de convivência.
Além de Nova Iguaçu, Nilópolis, Seropédica e Itaguaí, também levaram suas contribuições e sugestões para ajudar em futuras normatizações do CEE. De acordo com o presidente da Comissão de Inclusão de Diversidade do Conselho Estadual de Educação, Raimundo Nery Stelling Jr., a segunda audiência será em Niterói.
Também compuseram a mesa de debates, a promotora Débora da Silva Vicente, Eliane Cavalieri- da União Nacional dos Conselhos Municipais- e o Conselheiro do CEE, Lincoln de Araújo Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário