terça-feira, 19 de agosto de 2014

Nova Iguaçu: Educação inclusiva II - O comentário



Nova Iguaçu sediou a 1ª audiência pública sobre educação inclusiva

Por: Alcy Maihoní

Atendendo ao honroso convite, participei deste encontro, representando o Fórum Popular Permanente de Defesa da Educação de Nova Iguaçu e falando pelo segmento Pais de alunos do sistema municipal de ensino.  Evento organizado pelo Conselho Estadual de Educação – CEE em parceira com o Ministério Público do Rio de Janeiro. Estiveram na mesa de debates: Profª Malvina Tuttman – conselheira do CEE; Sr. Acárise Ribeiro – do Comitê de Políticas Públicas da SEMED-NI; Sr. Raimundo Nery Stelling Jr. – da Comissão de Inclusão de Diversidade do CEE; Dra. Débora da Silva Vicente – Promotora; Profª Eliane Cavalieri – Coordenadora Estadual da UNCME e o Sr. Lincoln de Araújo Lopes. Na plenária havia boa parte da equipe da Secretaria  Municipal de Educação – SEMED-NI; além de participantes de Nilópolis, Seropédica e Itaguaí.
A Profª Malvina que presidiu a mesa e muitos que estavam na plenária se emocionaram com os depoimentos e questionamentos das professoras, sobre as situações diversas vivenciadas nas salas de aula e de recursos.
 Eu deveria ter levado um lenço, para enxugar os olhos e ainda haverá mais sete encontros destes e o próximo será em Niterói.  Houve muitos queixumes e mais queixumes, sobre as atividades desempenhadas com os especiais. Sabemos que não basta apenas o lado humanitário, porem não houve apresentações de propostas concretas, tanto da plenária como do pessoal da mesa. Mas no bojo geral segundo os organizadores o debate foi de alto nível. Na minha fala direcionada a representante da UNCME, pedi que enviassem modelos de DELIBERAÇÕES , para que o Conselho Municipal de Educação se debruçasse sobre o tema, pois é este conselho devido  a sua competência é que irá aprovar todas as ações pertinentes nesta área. Pedi a promotora maior agilidade nos processos na questão da educação, a mesma informou que em meados de setembro, Nova Iguaçu irá ganhar (é dado como certo) uma Promotoria Especial de Educação, mas que sem dúvida podemos ainda contar com o empenho das promotorias existentes. Ao representante da SEMED-NI, lhe indaguei sobre a verificação da Lei que cria o FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, pois de nada adianta criar e aprovar mais Deliberações e ainda mais esta de inclusão de especiais, negros e índios se não existe RECURSOS bem gerenciados, com um Comitê gestor paritário, mas o mesmo em suas considerações finais sequer respondeu-me. Que venha mais Audiências Públicas de Educação em solo Iguaçuano e o nosso SEMINÁRIO previsto para fevereiro de 2015.

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