domingo, 22 de março de 2015

Km 32 em Nova Iguaçu (RJ) a fronteira final.

Existe muito trabalho e milagres não existem. 
Por Alcy Maihoní 

Ontem (21), atendendo a um honroso convite de um amigo virtual e que não conhecia pessoalmente, Sr. Pedro Hermes, para passar uns momentos em sua residência, com demais outros amigos, peguei minha filha  e partimos para o bairro Km32, tempo bom, ameno, por causa de que estamos na estação outono. Sábado de manhã é muito movimento nos pontos de ônibus, e nas lojas comerciais, aqui no Bairro Danon, oportuno dia para passear. 
A Av. Abílio Augusto Távora que é também conhecida como "Antiga Estrada de Madureira", liga o Centro de Nova Iguaçu ao Bairro Km 32, atravessando parte do território do município, pareando a Serra de Madureira. Diversas linhas de ônibus circulam pela estrada que é de responsabilidade estadual (RJ-105). Temos assim, através desta importantíssima estrada os seguintes bairros do município a contar do centro da cidade:
Bairro da Luz; Alvorada; Nova Era, Danon; Palhada; Valverde; Cabuçu, Ipiranga;  Conjunto da Marinha; Marapicu; Paraiso e KM 32.
KM 32, segundo dados oficiais é um bairro populoso onde existe uma grande área que pertence a Cedae, e onde existe um entroncamento entre a Av. Abílio Augusto Távora com a BR-465 (Estrada Rio-S.Paulo). Faz divisa com o bairro de Campo Grande, localizado no município do Rio de Janeiro. É considerado a porta de entrada de Nova Iguaçu para quem vem da Capital Fluminense até o município da Baixada Fluminense.
É um lugar pobre, como muitos tantos outros bairros da área periférica da cidade, com muitas ruas contendo esgoto a céu aberto, ruas de terra batida e em dias de chuva é somente caos. A maior Estação de Tratamento de Água do Guandu, que é a maior do mundo está localizada nesta região, porem ao atravessar a rua, em frente a esta estação, moradores padecem com a falta d'água. Não, não é piada...é a realidade do povo iguaçuano.
Mas, fato é que o maior problema ainda é a conscientização das autoridades públicas, e que há muito trabalho a ser feito neste bairro para que se resolvam as simples necessidades básicas. O povo não espera por milagres, anseiam apenas que os seus representantes eleitos façam seus deveres de casa. A situação estrutural da referida estrada é um deboche, para nós iguaçuanos, por outro lado é um cartão de visita de pura incompetência administrativa e que ultrapassa mandatos após mandatos. Falta sinalizações, iluminação e espaços estreitos em muitos trechos da avenida. Da janela de um ônibus, carro ou a pé não tem como não verificar tais evidencias. Uma vergonha!
Neste encontro, houve vários assuntos de natureza política e pertinentes ao município. As horas passaram rápido. Um dia é muito pouco para se falar sobre Nova Iguaçu e como gostaríamos que deveria ser daqui por diante. Deixo registrado aqui meus respeitos a todos que lá estavam e em especial ao anfitrião, Sr. Pedro Hermes, importante Liderança Comunitária daquela região que nos recepcionou com muita simpatia.
Outras fotos deste histórico encontro:
Com Pedro Hermes, Jorgelaine, Adriano Naval,
Jayme Lima , Andrea Mendonça e Zita Isabel
Alcy Maihoní da Educação
O Coletivo Popular é o Alvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário