quarta-feira, 15 de abril de 2015

Sessão da camara de vereadores de Nova Iguaçu desta ultima terça feira

Nas minhas anotações, destaco alguns pontos significativos. 
Por Alcy Maihoní
 
Na sessão da câmara de vereadores de Nova Iguaçu desta ultima terça feira 14/04, vejam o que rolou:

Ver. Carlinhos Presidente
O vereador Carlinhos Presidente (SD), foi o primeiro ir a tribuna, dissertou sobre segurança pública e que deu entrada no projeto da criação da Guarda Civil Metropolitana armada, visando ainda este ano para dar apoio ao Batalhão da Polícia Militar. 
Alcy diz: Esta demora do prefeito em liberar o edital do Concurso Público desta guarda não se justifica. Documento está deste meados do ano passado, mas é sobre Guarda Municipal. Mas a proposta da Guarda Civil Metropolitana é mais viável, haja a vista os constantes vandalismos, furtos, roubos e assaltos que acontece com frequência e a insegurança principalmente no entorno dos colégios e escolas.

Ver. Carlos Ferreira
O Vereador Ferreirinha (PT), em seguida comentou que ontem foi o último dia para que o município apresentasse o Plano de Mobilidade Urbana e que a prefeitura não fez este dever de casa ,conforme estabelece a Lei 12.587, logo está impedida de receber recursos nesta área. 
Alcy diz: Tenho opinião que o maior culpado são as entidades civis organizadas, que comeram o maior volume de moscas, uma vez que poderiam ter tomado a rédea da situação e consolidado este plano, mesmo sem a presença governamental.

Ver. Gerciano
O Vereador Gerciano (PMDB), em sua fala passou o informe da realização do Fórum Municipal de Educação que será realizado na Universidade Estácio - Campus Nova Iguaçu, a partir das 8h, do dia 14 de maio do corrente ano. Tendo como assunto a adequação do Plano Municipal de Educação - PME.
Alcy diz: Como membro da Comissão Técnica da Adequação do PME, representando Pais e responsáveis de alunos, agradeço a publicidade deste evento em nome de toda a comissão.

Ver. Carlão Chambarelli
Lider do Governo na CMNI, vereador Carlão Chambarelli (PSDB), em sua fala na tribuna foi enfático sobre o caso da CPI do FUNDEB, que se encontra na fase terminal. As irregularidades está hoje em torno de R$ 52 milhões e que o Conselho foi OMISSO. A prefeitura recebeu R$ 29 milhões, para pagar dívidas da gestão anterior. E as conclusões serão encaminhadas possivelmente para o Ministério Público, uma vez que as ações reflete em aplicações financeiras.
O vereador Denilson pediu um aparte, dizendo que é caso de Polícia Federal e rasgará sua titularizarão de vereador se nada acontecer.
Alcy diz: Relembrando que os 05 (cinco) achados irregulares sobre  do TCE-RJ, refere-se aos anos de 2007, 2008 e 2009. Saí desta sessão com esperanças de que a justiça atuará com firmeza diante deste caso escabroso.

Ver. Denilson
Vereador Denilson (PDT), estando com a palavra, solicitou rapidez na finalização das CPIs e o que foi roubado da PREVINI tem que ser devolvido. Denunciou com relação a gestão passada de que pessoas com passado duvidoso chegaram na cidade de ônibus e no espaço de 4 (quatro) anos, sairam como proprietários de Land Rover.
Alcy diz: Nós (povo iguaçuano), temos que acompanhar todo o desenrolar destas ações das CPIs, FUNDEB e CEDAE, além dos desvios da PREVINI e outros que vierem surgir. É nosso dinheiro que está indo ralo abaixo.

Ver. Henrique Neves
Vereador Henrique Neves (PCdoB), em sua fala, demostrou-se indignado com a morte do menino Hudson, atropelado no bairro Valverde, na estrada de Madureira (RJ-105), quando soube, relatou que imediatamente ligou para o Secretário de Transporte  e para o Prefeito para os mesmos tomarem as devidas providências.
Alcy diz: A morte deste menino foi uma tragédia pré-anunciada e não fatalidade, tendo em vista a precariedade desta estrada. Conversei rapidamente com este vereador, para que se mobilize em trazer para a câmara gestores estaduais, visando explicações sobre o abandono da estrada. A resposta que obtive é que as pessoas fechem a estrada em sinal de protesto.
(*_*)

Nenhum comentário:

Postar um comentário