POPULAÇÃO DEVERIA SER MELHOR INFORMADA, SOBRE AÇÕES PREVENCIONISTAS CONTRA ENCHENTES.
Por Alcy Maihoní
Recebí ontem (31), mensagem e fotos do amigo Eduardo Luiz Gomes, que dizia "Nas torres da Light, no Jardim Alvorada, o prefeito está fazendo piscinões pra conter a água que desce do morro e depois liberar para o Rio Botas, quando esse esvaziar".
Vamos refletir:
Com certeza esta medida foi analisada e aprovada pela Câmara de Vereadores e um estudo de impacto ambiental, deve ter sido bem discutido.
Quando estive com o Secretário de Meio Ambiente em dado momento, quando indaguei sobre este reservatório e outros que deverão ser implantados, o mesmo informou que não há recursos do estado/Inea.
É essencial definir uma política mais ampla e consistente de controle de inundações, pois nunca é demais lembrar que a administração municipal tem dificuldades em manter as bocas-de-lobo e os bueiros limpos. E esta ação vejo como um medida emergencial e positiva, uma vez que o ESTADO/INEA, ATRAVÉS DO PROJETO IGUAÇU AINDA, NÃO ENTROU COM RECURSOS FINANCEIROS E MUITO MENOS COM OBRAS ESTRUTURANTES NO MUNICÍPIO.
A questão aqui é termos ciência de que forma as águas serão despejadas no Rio Botas, ou será que uma parte será reutilizada para finalidades não potáveis? O povo tem que estar a par destes fatos, das técnicas específicas e estabelecidas. É natural a estranheza, devido Nova Iguaçu nunca ter realizado este trabalho antes. É uma tentativa inovadora, e isto por sí só nos coloca com pé atrais. Mas espero que funcione a contento.
Uma indagação que destaco aqui, é a expectativa da Via Light - RJ 81 de responsabilidade estadual chegar até o Bairro Cabuçu ou Km 32, conforme projeto base. Mas com este RESERVATÓRIO DE RETARDO no caminho, será que matou esta esperança? Por essas e outras que sinto falta da importância de uma consulta pública.
Alcy Maihoní da Educação
O Coletivo Popular é o Alvo.
O Coletivo Popular é o Alvo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário