quarta-feira, 16 de setembro de 2015

11ª FESTA DO AIPIM - 2015 E A CAXUMBA POLITIQUEIRA

A FESTA DO AIPIM, SEMPRE FOI DA COMUNIDADE LOCAL E NÃO PODE HAVER CONTROVÉRSIAS SOBRE ESTE FATO.
Por Alcy Maihoní
Muitos internautas, populares, políticos e filiados partidários iguaçuanos estão incrivelmente contagiando pessoas com essa caxumba politiqueira, sobre a tradicional Festa do Aipim de Tinguá, organizada pela atual gestão municipal. Está sendo divertido verificar a foto da entrada do evento com a abundancia de lama...muita lama. Eu mesmo, publiquei no dia 14/09, uma foto montagem, aqui neste blog, onde já alcançou mais de 150 visualizações. Porem, vou passar aqui uma resumida análise imparcial, à contar da 7ª edição deste festival, ocorrida em 2011 até chegar a esta 11ª Festa 2015.

Declaro, que nunca fui a Festa do Aipim, talvez em 2016, venha conferir as iguarias, ofertadas por este evento. Logo minha análise está baseada nas muitas  publicações de jornais, relatos de moradores, lideranças populares, comunitárias e políticos ao longo destes períodos, destacados acima. 
7ª - 2011 - Havia diversas atrações, concurso gastronômico, eleição da Rainha da Festa, programação especial para as crianças e grupos musicais não tão conhecidos, porem, segundo opiniões de grandes talentos. O evento ocorria no centro de Tinguá.
8ª - 2012 - Evento iniciou na ocasião com muita chuva e ventos. E a dificuldade de se chegar e sair sempre foi um enorme transtorno. Foi montado um estacionamento e ônibus de acesso ao local. Alguns dos fundadores dissidentes organizaram uma festa do aipim, lá na Fazenda São Bernardino, sem shows e propaganda, mas segundo informações foi um sucesso.
9ª - 2013 - No auditório da Ong Onda Verde ocorreu a primeira reunião dos organizadores/fundadores, tendo a participação dos representantes da nova gestão da prefeitura, moradores, barraqueiros, representantes da associação de moradores e integrantes da comissão da festa. Houve foto oficial onde todos sorriram de felicidade. Então a partir deste ano a Festa do Aipim mudou de lugar, cresceu e NINGUÉM da política seja de oposição ou situação veio a público reclamar. Mas foi natural aqueles que queriam participar do grupo organizacional do megaevento em que ser tornou a festa e não conseguiram saíram resmungando aos quatro cantos. Não vejo usurpação por parte da prefeitura, como se comentam atualmente, uma vez que nesta reunião a comunidade local teve conhecimento e concordância unanime do que viria ser esta festa daqui para frente. Como frisei no subtitulo a festa é da comunidade.
10ª - 2014 - Grandiosa agora é a festa. Cantores com  altos cachês, motoshow, rodeios, com aspecto de festa junina...é o Arraiá Iguaçu. Todas as atrações voltadas para o público cristão, onde milhares de evangélicos estiveram prestigiando o Festival Gastronômico.
Muita lama na área. E a acessibilidade mantinha-se complicada. Porem, não havia críticas de políticos da região, aliás muitos em seus Blogs e Facebooks divulgaram a programação convidando a população a comparecer ao megaevento. No interior da Câmara de vereadores, na qual participei com certa regularidade naquele ano, não verifiquei nenhum parlamentar na tribuna, repudiar tal evento.

11ª - 2015 - Na minha humilde opinião, a prefeitura e os fundadores da Festa do Aipim erraram em vários aspectos (isto é inegável), onde a parte organizacional e operacional de fato deixaram muito a desejar. Não concordo com apresentação de rodeio e os altos valores cobrados, nesta questão deveria haver um teto mínimo e máximo de preços. Neste terceiro ano, o povo merecia algo melhor. E as críticas politiqueiras, é claro, surgem como uma caxumba contagiando muita gente, como se esta fosse a primeira edição. Por que em 2013 e 2014, as gargantas não ficaram nervosas, como agora estão? Como a aproximação das eleições, modificam pensamentos e atitudes de muitos. Por fim, no quesito ambiental só darei valor a julgamento jurídico do Ministério Público, se houver.

Um comentário:

  1. ESTÁ DESEMPREGADO(A) POR FALTA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL OU CONHECE ALGUÉM NESSAS CONDIÇÕES?
    APROVEITE ESSA OPORTUNIDADE E O MELHOR, SEM NENHUM CUSTO...
    CURTA A PÁGINA, COMPARTILHE, INDIQUE E IMPRIMA O CUPOM E GANHE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
    TOTALMENTE SEM CUSTO ALGUM.
    https://www.facebook.com/EasycompMangueira?sk=app_165114686916599&app_data%5Bid%5D=109788

    ResponderExcluir