quarta-feira, 9 de setembro de 2015

ENSINO DOMÉSTICO.

PARA REFLETIR E ABRIR DISCUSSÃO:
O ensino doméstico é regulamentado na maioria dos países desenvolvidos e nesses lugares o desempenho está se mostrando superior ao da educação estatal.


Homeschooling I
De acordo com a Associação Nacional de Ensino Domiciliar (Aned), há 2000 famílias no país declaradamente adeptas de uma forma de ensino não regulamentada no Brasil. Em alguns países, porém, a prática é reconhecida. Nos EUA, por exemplo, estima-se em 2 milhões o número de famílias adeptas do homeschooling.
EU, Alcy Maihoní Rodrigues, Repres. de Pais de alunos de Nova Iguaçu - RJ, faço parte deste grupo de adeptos.


Homeschooling II
No Brasil, apesar do MEC permitir que o desempenho no ENEM seja utilizado como certificado de conclusão do ensino médio (desde 2009), oficialmente, a instituição se posiciona contrária à prática de pais que educam seus filhos em casa.
São contrários porque iriam perder recursos e inegavelmente revelaria o próprio fracasso. Não vejo inflação os pais tomar as rédeas na educação escolar de seus filhos. 


Homeschooling III
O argumento é que a proposta de ensino domiciliar não apresenta amparo legal, ferindo o Estatuto da CRIANÇA e do Adolescente (ECA) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que define como dever dos pais ou responsáveis matricular na escola os filhos com idades entre 4 e 17 anos.
O abandono da escola não implica em abandono intelectual. O que está na lei é deixar de instruir o filho na idade obrigatória, mas não cita a escola. Não há risco de ser punido criminalmente. O Código Penal não se refere à escola, mas, sim, à instrução — interpreta Magno, diretor jurídico da Aned.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Temos que quebrar certos paradigma na educação brasileira. No universo dos professores, muitos acusam os pais de relapsos, na educação de seus filhos. Imagina agora se os pais começassem a educar seus filhos, melhor que o estado. Muitas leis então seriam revogadas e a educação estaria deliciosamente dividida em todos os sentidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário