segunda-feira, 7 de setembro de 2015

A INDEPENDÊNCIA E O SÉCULO XXI NA CIDADE DE NOVA IGUAÇU-RJ

NOSSO 7 DE SETEMBRO DE 2015
Por Alcy Maihoní
Grossas correntes ainda existem. Muitos municípios da nossa nação continuam amarrados, como na época do Brasil Império. Aqui em Nova Iguaçu, vereadores ainda, não reduziram seus proventos e impedem do povo de filmar no interior da Câmara. CEDAE/ESTADO, manda e desmanda em nossa região e prefeito neste caso, esta de algemas. Urge a municipalização da água. Escolas e Clínicas de Saúde é supostamente moeda de troca política. Cargos comissionados é um cancer maldito, que incha o estomago da folha pública. Algumas pseudo lideranças populares e comunitárias agradecem quando algumas obrigações são realizadas tais como: asfalto, capina ou troca de lampada (Oh!Deus, como isso ainda gera votos). Temos ainda, uma cultura desnutrida, embora exista recursos; frágil também é a educação, porem, esta sequer há fundo municipal próprio. Meio ambiente então...como por exemplo o ICMS-Verde que se encontra negativo, a Cidade de Nova Iguaçu não tem o que fazer de sustentabilidade e o principal Rio que corta a cidade continua podre, sujo e mal lavado.
Em termos de segurança: bandidos estão bem armados e seguros dentro deste grande favelão urbano. Policial na esquina é artigo de luxo, ou seria artigo político? 
Raríssimas são os iguaçuanos com espírito de Joaquim José da Silva Xavier, para reforço ideológico. Diante do domínio de certos políticos (que se julgam deuses), aproveitadores e outras tantas outras figurinhas difíceis, que aqui se instalaram, para afim de acariciar seus próprios umbigos, a cidade não alcançou o século XXI. As associações e muitas entidades civis (esboço de burgueses), assistem,  apáticos e inertes o povo em franca agonia, arrastando correntes dentro de um trânsito engarrafado e diário no percurso de seu ganha pão. 
A massa vive na sofrência há tempos e não é independente, pois o voto e o alistamento militar, é algo repulsivamente obrigatório. 
Infelizmente, não há em Nova Iguaçu, por ora um movimento de oposição que venha remover nossos grilhões.

Um comentário:

  1. Muito boa essa matéria! compartilhei com meus amigos!
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1663107313965365&l=13c7e4c88c

    ResponderExcluir