sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A ORIGEM DO PROBLEMA NÃO ESTÁ EM NOVA IGUAÇU, SR BELTRAME.

Reduzir o percurso de linhas de ônibus não irá sanar o problema de arrastões nas praias. Prefeitura e governo do estado deve priorizar mais o fator educação.
Alcy Maihoní

Fim dos anos 70 o quadro apresentava dois milhões de menores abandonados e 18 milhões de menores  carentes nas principais cidades brasileiras.
Em 2009 eram perto de 8 milhões o quantitativo de crianças abandonadas no Brasil.
Qual será o numero hoje? Acredito que o GOVERNO FEDERAL e o IBGE sequer possuem este dado numérico exato. Quem obtiver o numero oficial que venha publicar. Mas, fato é que aqueles menores dos anos 70, onde muitos que sobreviveram as misérias daquela época, hoje são pais, avós e bisavós, na certeza que se reproduziram aos montes...muitos menores de hoje em dia, estão repetindo as delinquências de seus antepassados. A diferença é que as leis, hoje em dia os beneficia em demasia.No passado não havia confrontos, a pivetada roubava e dava no pé. Hoje, o roubo é seguida de altas agressões físicas e a muvuca não respeita e não tem medo do policial.
Agora vou reproduzir a declaração do  José Mariano Beltrame, delegado federal  e atual secretário de Segurança do Rio de Janeiro que afirmou recentemente: "Não se trata de racismo, mas sim de vulnerabilidade. Como é que um jovem sai de Nova Iguaçu, a 30 km de distância da praia, sem dinheiro para comer, para beber, para pagar a passagem, só com uma bermuda? Como ele vai ficar o domingo todo embaixo de um sol de 40ºC? As famílias também têm que ter responsabilidade. Isso cai nas mãos da polícia. A polícia não tem que ser babá."
Veja que insensatez e leviandade deste secretário vir a público dizer tal barbaridade. Como culpar a família se grande parte destes menores estão abandonados, outros tantos sequer possuem famílias.
A questão aqui não é o que ele diz e sim o que vem fazendo contra o povo de Nova Iguaçu , desde que foi nomeado secretário de segurança de nosso estado.
Lendo algumas matérias a partir do dia 21/09, dou razão a Defensoria Pública em vetar a forma de como as blitzes estavam acontecendo. Em um só dia, em agosto, 150 adolescentes foram apreendidos. As blitzes em fins de semana interrompia o percurso dos ônibus no meio do caminho, dando sinais de abuso de poder, uma vez que muitas vezes os passageiros eram impedidos de seguir viagem, mesmo não havendo crime algum.
Contrariado veio a público dizer que a polícia anda constrangida, faça-me um favor... Peça para sair!!
Para finalizar, a incompetência do estado, na figura deste secretário é tamanha que agora vem com ideia grotesca de fechar a Zona Sul, onde à decisão da Prefeitura, a partir de outubro será de encurtar e extinguir alguns percursos de linhas de ônibus, como se este propósito fosse eliminar a onda de arrastões. Governo tem que investir pesado na educação e demais políticas públicas, dando meios destes menores (a maioria), de ter um lugar ao sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário