quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Conselheiros (as) de saúde aprovaram as contas da prefeitura (Nelson Bornier) de 2014.

DESEJAVA (não é de hoje), MAIS TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO DOS USUÁRIOS, NESTE PROCESSO DE CONTROLE SOCIAL.
Conselho Municipal de Saúde de Nova Iguaçu concedeu parecer favorável pela  APROVAÇÃO das contas da gestão referente a Prestação de Contas Anual, do exercício de 2014.
Aprovaram ainda, o Plano Operativo para os Serviços Públicos de Saúde Contratados/Conveniados ao SUS.
Fonte: Jornal ZM Notícias - 03/set/2015 - Atos Oficiais
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: É hábito do município passar as informações acima somente em Diário Oficial (DO), esquecendo-se que não é hábito o POVO ler D.O. Entretanto, vamos ver agora o parecer do TCE-RJ. Temos que ficar de olho.
O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Nova Iguaçu possui representação das entidades e dos movimentos sociais dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sempre é oportuno relembrar, ainda mais para quem é leigo, que este conselho tem como objetivos básicos o estabelecimento, acompanhamento, fiscalização e avaliação da Política Municipal de Saúde, constituindo a Instância máxima do município no que diz respeito a avaliação e controle da execução da politica municipal de saúde.
Penso que todo e qualquer usuário do SUS, maior de 18 anos, deveria fazer parte deste conselho, sem estar atrelado a entidades ou movimentos sociais. Quando em época de eleição seria apenas necessária a apresentação do RG, CPF e comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone, por exemplo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário