segunda-feira, 18 de maio de 2015

CIDADE DE NOVA IGUAÇU NECESSITA DE REFLORESTAMENTO.

A SERRA DE MADUREIRA/GERICINÓ MENDANHA VEGETAÇÃO NATIVA É ALTAMENTE PRECÁRIA.
Por Alcy Maihoní
Hoje a área citada acima está sendo conhecida como Parque Estadual do Mendanha - PEM, entretanto, pelo lado de Nova Iguaçu tem que haver uma força-tarefa para minimizar o escoamento superficial, devido a falta de vegetação e principalmente de uma gama de ações de organização e planejamento ambiental.
Município e estado estão devendo ações práticas em defesa do meio ambiente e a população não suporta mais medidas toscas ou paliativas. Urge  replantio de vegetação nativa (Mata Atlântica), citando aqui algumas espécies:
Ipê (amarelo,rosa, roxo, verde,branco), cinco chagas, felpudo, para-formiga, ingá branco, jenipapo, embaúba, pau-mulato, jequitibá rosa, entre outras.
O Professor, Engenheiro Civil e Sanitarista, e Assessor de Meio Ambiente do CREA-RJ Adacto Ottoni, aconselha que "uma adequada gestão ambiental deve ter princípios básicos para obter um desenvolvimento que construa um legado para futuras gerações, alicerçado em três pilares: ter viabilidade econômica, ecológica e ser socialmente desejável".
Eu poderia, inserir duas ações para vitaminar estes principios básicos, que muito está em falta em nosso território que é o uso e abuso da Transparência Social e a Reativação do Conselho Gestor em cada etapa presente e futura de ações. Nada pode ser feito, sem a presença de um conselho representativo e participativo deste Parque, por iniciativa do INEA. Moradores do entorno, merecem respeito. Que se cumpra o que determina as leis ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário