segunda-feira, 4 de maio de 2015

FAUNA E FLORA SOFREM AMEAÇAS ANO APÓS ANO NO GERICINÓ MENDANHA

Palavra de ordem é reflorestamento
da Serra de Madureira- Nova Iguaçu-RJ
MAS, NADA É FEITO EM PROL DO INTERESSE DA POPULAÇÃO em torno dos 4.398 hectares do Mendanha. Florestas, com suas cachoeiras e grande variedade de pássaros e mamíferos, o Novo Parque Estadual do Mendanha é só descaso e abandono. E ainda o INEA, não conseguiu reestruturar sequer o novo mandato de conselheiros.
E o que ocorre  são minerações clandestinas, extração ilegal de recursos naturais, queimadas e caça de animais silvestres. Lembrando que o Mendanha é o 19º parque estadual do Rio, sendo a nossa biodiversidade maior que a da Floresta da Tijuca e a da Pedra Branca.
Jaguarundi, popularmente conhecido como gato-mourisco.
A fauna do Mendanha conta com a presença de jaguarundi (Puma yagouaroundi), paca (Agouti paca) e uma população reduzida de macacos-prego (Cebus apela). Na flora, destaque para o jequitibá-rosa (Cariniana legalis) e o cedro-rosa (Cedrela fissilis).
Arvore cedro-rosa

2 comentários:

  1. Já vi uma dupla negra em questões de segundos, atravessando o caminho rumo a cachoeira! Por não conhecer me espantei da diferença de seu corpo,fui saber pesquisando no GOOGLE! Tem uns 5 anos.

    ResponderExcluir
  2. Duas frutas que eu não conhecia encontrei lá LULO (Naranjila) e o JARACATIA espécie de mamão menor que o papaia árvore de 15M! Encontrei CANELA de VELHO planta rara no quintal dos outro!

    ResponderExcluir