Estive, em mais uma reunião do Conselho Escolar de minha filha, e algumas professoras reclamaram que na reunião de pais, foi colocado os problemas estruturais da escola, tais como rachaduras, umidades, etc... e pensaram que os pais e mães iriam se mobilizar em protesto, afinal trata-se da segurança e saúde dos seus próprios filhos. O circulo da conversa foi ganhando corpo. Eu somente escutando. Uma professora dize que os pais não se interessam pelos problemas da escola. A diretora atual, informou que no mutirão da pintura, promovida pela diretora anterior, nenhum pai apareceu, mesmo na reunião de pais, ter sido feito o convite. Um professor abriu a boca, dizendo: _Nossa que absurdo!!!
Foi então que pedi a palavra.
_Pessoal, eu quando não tinha conhecimento nesta área, era simples pai de aluno, sempre tinha a ideia de que reunião de pais e mestres fosse apenas para tratar do comportamento e disciplina do filho(a), das notas, se está bem nos estudos ou não. Muitas mães e pais ainda pensam desta forma. Dentro desta reunião não é para discutir sobre o estado fisico da escola, se precisa de obras ou não. E além disto, cabe o município pintar escola e não a nós pais e responsáveis de alunos. Após entre olhares, sugeri que fosse feita uma convocação específica com os pais, para que fosse mostrada todas as dependências e áreas comuns da escola, o que foi acatada sugestão.
MAS O QUE UMA REUNIÃO DE PAIS E MESTRES REALMENTE SERVE:
a) oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre a proposta pedagógica e a metodologia de ensino da escola onde seu filho estuda;
b) acompanhar o desenvolvimento de seus filhos, ou, no mínimo, ter referências sobre a fase da criança se já esta lendo e escrevendo;
c) "Será que a escola não está aplicando muitos trabalhos em grupo?", "Por que meu filho tem tanta coisa para estudar?", "Por que eles precisam de tantos livros didáticos?". Questões como essas são de interesse coletivo, portanto podem perfeitamente ser levadas para as reuniões de pais.
d) O comportamento de seu filho pode ser assunto na reunião de pais e é importante ficar atento a essas observações, já que a postura da criança pode definir o seu aprendizado e, claro, sua maneira de se relacionar com os professores e coleguinhas. É importante lembrar que nem sempre o comportamento da criança é o mesmo na escola e em casa, o que, muitas vezes, pode gerar diferentes impressões sobre ela (em casa, ela é extrovertida e falante, mas na escola tende a se fechar e a apresentar timidez; ou é irrequieta na escola, desobediente, enquanto no ambiente doméstico não apresenta tais sinais);
e) A relação deve ser de parceria e de cumplicidade, e as reuniões de pais e mestres têm a função de mostrar que isso é possível, chamando os pais para participarem e dividirem responsabilidades, lembrando que a formação em casa complementa a da escola e vice-versa.
Fato é que existe bons professores (as) na rede municipal e sabemos que estão todos de mãos amarradas diante da crônica situação instalada no sistema escolar, fruto de anos de descaso, por isso é compreensível, professoras pedir ajuda, do tipo SOS, dentro, das reuniões de Pais e Mestre, mais esta reunião não é para isto, pois visa exclusivamente o alunado. Mas estamos aí para ajudar no que for possível em reuniões com outras pautas específicas.
Alcy Maihoní
Repres. Pais e responsáveis de alunos
O Coletivo Popular é o Alvo
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