quarta-feira, 13 de maio de 2015

Seminário Rio Metropolitano - Desafios Compartilhados

Vicente Loureiro, diretor executivo da nova Câmara Metropolitana — morador de Nova Iguaçu
Nova Iguaçu sediou debate sobre mobilidade e reuniu secretários do Estado e municípios, especialistas e setor privado.
Seminário Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados, da Câmara Metropolitana e do IETS realizado na manhã desta quarta-feira(13), das 9h às 13hs,  nas dependências da Unidade Senai de Nova Iguaçu, Rua Gerson Chernicharo, s/nº, Bairro da Luz. 
“As oportunidades de emprego, geração de renda e criação de renda estão diretamente relacionadas à eficiência da mobilidade urbana. Repensar suas estratégias é essencial para promover o bem estar e a integração dos cidadãos fluminenses”, diz o diretor da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro. “Entre 1993 e 2013, o percentual dos trabalhadores que se deslocam de uma a duas horas diariamente para o trabalho passou de 18,5% para 23%; e o percentual dos que levam mais de duas horas para chegar ao trabalho pulou de 2,7% para 6,4%. Os efeitos negativos do tempo excessivo gasto no transporte para o bem-estar do trabalhador, o meio ambiente e os fluxos na cidade são evidentes; sua solução precisa ser pensada de forma integrada”, completa Manuel Thedim, diretor executivo do IETS.
Este é justamente o objetivo do ciclo de seminários, primeira iniciativa da Câmara Metropolitana de Integração Governamental, criada em agosto de 2014 como o espaço institucional para a necessária articulação dos 21 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) na elaboração e implantação de políticas de desenvolvimento sustentável.
O ciclo ‘Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados’ prevê cinco encontros em diferentes cidades da RMRJ. O primeiro, sobre saneamento, em Caxias, no último dia 5, reuniu uma plateia de cerca de 200 pessoas, incluindo dez secretários, de diferentes municípios, relacionados ao tema. Depois da Mobilidade, o próximo tópico será a Segurança Pública, em Niterói, em 20 de maio; e a Saúde, em 28 de maio, em São Gonçalo. O encerramento será em 1º de junho, no auditório da Firjan, no Centro do Rio.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Estive presente e contribui com duas perguntas a serem, ainda respondidas sobre a viabilidade do Metrô em Nova Iguaçu e o aparelhamento de nossas estradas estaduais.Retornarei oportunamente com a devida resposta e mais uma breve análise sobre este seminário. 
COMPOSIÇÃO DA MESA:
Clarisse Linke - Diretora Executiva do Instituto de Políticas de Transportes e Desenvolvimento.
Richele Cabral - Diretora de Mobilidade Urbana da Fetranspor.
Vitor Dias Mihessen - Economista e Coordenador de Informação da Casa Fluminense.
Rafael Picciani - Secretário Municipal de Transporte da Cidade do Rio de Janeiro
Carlos Roberto Osório - Secretário de Estado de Transportes.
Willian Alberto de Aquino Pereira - Diretor Regional da Assoc. Nacional de Transp. Públicos.
José Armênio de Brito Cruz - Vice-Presidente Extraordinário do Inst. de Arquitetos do Brasil
Riley Rodrigues de Oliveira - Especialista em Competitividade Industrial e Investimentos do Sistema Firjan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário