quinta-feira, 27 de agosto de 2015

3 Conferências no mesmo espaço, dia e horário: ação inédita na cidade.

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL CONJUNTA DE DIREITOS HUMANOS DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU
Por Alcy Maihoní
A Prefeitura de Nova Iguaçu, realizou ontem ((26), sua primeira conferencia conjunta dos Direitos Humanos, no auditório da Universidade Iguaçu - UNIG, fato histórico no estado do Rio de Janeiro, digno de nota. 
Em um único espaço, dia e hora, houve:
II Conferência Municipal em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa;
III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência;
VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Após palestras de convidados ilustres tais como:
COMUDA - Edicléia Mascarenhas - Presidente do Conselho Estadual para política de integração de pessoa com deficiência;
CMDDPI - Leila Maria Silva Cerqueira - Conselheira do conselho estadual do direitos da pessoa idosa, presidente do conselho municipal do idoso de Niterói e assistente social;
CMDCA - Edson Cordeiro - Coordenador da Solidariedade França Brasil e do Plano Municipal pela primeira infância de Nova Iguaçu;
Dr. Antonio Carlos de Oliveira - Defensor Público da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Nova Iguaçu.
Na parte da tarde, ocorreu a subdivisão dos grupos (Plenária) e discussões dos eixos e apresentação das propostas e por fim a eleição dos Delegados, que irão representar a cidade na Conferencia estadual.
A coordenação e equipe que organizou este evento estão de parabéns, mais uma vez demostraram elevado grau de profissionalismo. Contudo, deixo registrado aqui, não uma crítica, mas sim, uma recomendação construtiva:
As pessoas visitantes destas conferencias, acredito que assim como eu, possui certa dificuldade de  avaliar atenção aos Direitos Humanos implementadas no município, visando aprovação de diretrizes das propostas a serem apresentadas. Isto, porque não há dados dos avanços e retrocessos ao longo de uma conferência e outra. Temos prestações de contas das ações de cada pasta, conforme as falas dos palestrantes, mas, cadê o histórico dos resultados positivos das conferências anteriores?
Quais as propostas aprovadas e que foram implementadas quando da 1ª Conferencia dos Direitos da Pessoa Idosa? 
Quais as propostas aprovadas e implementadas na 1ª e 2ª Conferências dos Direitos da Pessoa com Deficiência?
Quais as propostas aprovadas e implementadas da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente? 
A população (plenária) tem o direito de estar ciente destes fatos, caso contrário quando da elaboração das propostas estaremos num ciclo vicioso nos repetindo em nossas ideias. O que é um grande erro e perda de precioso tempo. 
E o que foi aquela ducha de água fria em termos que ouvir que o município está com altas dívidas (como se não soubéssemos)? E que as propostas tem que ser viáveis... Queria saber da prefeitura , qual o grau de viabilidade se espera de uma proposta de política por direitos humanos, se não foi dado o quanto de CAIXA, cada uma destas pastas possui no momento.
De minha parte sinceramente não consigo avaliar nada, sem um mínimo de dados concretos sobre Direitos Humanos de nossa cidade, sem verificar o antes, durante e depois de cada conferencia já realizada e o que a prefeitura possui de disponibilidade orçamentária e disposta a executar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário