quinta-feira, 20 de agosto de 2015

EM DISCUSSÃO O PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE NOVA IGUAÇU

Nova Iguaçu participa de reunião com Secretário Estadual de Transportes para discutir o Plano de Mobilidade Urbana na Baixada.
A Prefeitura de Nova Iguaçu, representada pelos secretários Rubens Borborema (Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana / SEMTMU) e Giovanni Guidone (Secretaria de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente / SEMUHAM), marcou presença ontem (19), em Copacabana, na reunião realizada entre o Secretário Estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, e os secretários municipais da Baixada Fluminense, para discutir a elaboração conjunta do Plano de Mobilidade Urbana.
Fonte: Jornal ZM Notícias - 20/agosto/2015
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Bom saber que Nova Iguaçu vem discutindo o Plano de Mobilidade há um tempo com o Estado. Mas, por força da Lei 12587 de 03/01/12 é essencial a participação da população nesse processo. Ainda aguardo a regularização do COMPURB - Conselho Municipal de Política Urbana e Gestão Territorial que está engessado desde o início de 2011. Para as novas lideranças comunitárias e populares, este conselho é um Órgão colegiado que reúne representantes Governamentais e a Sociedade Civil Organizada. Existe Lei e Regimento Interno onde possui caráter permanente, deliberativo e fiscalizador. 
Com finalidade de assessorar, monitorar, e propor diretrizes sobre as políticas públicas de:
Uso e ocupação do solo;
Habitação, regularização fundiária;
Saneamento Básico;
Transito, transporte e mobilidade.
Quanto a esta última, por outro lado, sabemos que há investimentos para na construção de três novos viadutos: Barros Junior, Comendador Soares e Austin. Mas temos que pensar no que foi dito na época de campanha da ideia de implantações do Sistema de ônibus Ligeirão, tendo em vista que constantemente a Via-Light se transformou em verdadeiro funil com reflexo no trânsito em toda a cidade. Cade os 5 (cinco) Terminais Rodoviários? Cadê as 4 Estações de Integração Rodoviária?Cadê os 03 Terminais de Integração Intermodal? E a Estação Ferroviária do Bairro da Luz? Tudo isso secretários tem que ser debatido conosco (povão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário