Por: Imprensa Nova Iguaçu adicionou 3 novas fotos.
Nova Iguaçu notifica 17 coletivos que não atendem as normas de acessibilidade
Os moradores da Cidade de Nova Iguaçu que são portadores de deficiência continuam sofrendo com a falta de acessibilidade dos ônibus que trafegam na região. Entre as reclamações da população, estão as plataformas dos coletivos que não funcionam e motoristas que não sabem usar o sistema; além de não pararem nos pontos para que os passageiros possam entrar nos veículos.
Para tentar dar um fim nessas irregularidades, a Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (SEMTMU), em conjunto com a Subsecretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realizou uma operação, na manhã desta quinta-feira (06), na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no Centro, próximo ao ponto final dos coletivos. Foram 17 ônibus vistoriados, somente um deles atendia todas as normas, entre elas a de segurança.
Em média, a Subsecretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência recebe de 20 a 30 reclamações por mês. “Resolvemos nos reunir para iniciar esta operação. O nosso objetivo é fazer uma fiscalização semanalmente para que as empresas entendam que é necessário utilizar o sistema dos elevadores”, conta Rubens Borborema, secretário da SEMTMU.
Nesta primeira e na próxima semana, as empresas de ônibus serão apenas notificadas. “A questão agora é a conscientização dos empresários. Eles precisam fazer a manutenção dos aparelhos da mesma forma que eles fazem a dos pneus”, ressalta Borborema. Após a notificação, os veículos não vão poder voltar às ruas antes de estarem com os problemas resolvidos”, acrescenta. No dia seguinte, agentes da SEMTMU comparecerão à sede das empresas para se certificarem sobre o que foi feito.
“É a primeira vez que esta fiscalização acontece e já fomos muito elogiados pela população, que estava descrente que suas denúncias fariam efeito. Este é o nosso diferencial, por uma causa nobre que garante o direito da pessoa com deficiência, tornando tudo isso uma política pública permanente”, destaca Valnei Costa.
Entre os problemas verificados na operação, estão o não funcionamento da sinalização sonora, cintos de segurança danificados, elevadores sem manutenção, rampas que não funcionam e motoristas que não sabem utilizar o sistema ou que não param nos pontos para os passageiros.
A Subsecretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência orienta que o cidadão denuncie os ônibus que estiverem com problemas, sempre anotando a numeração que identifica o coletivo. As denúncias podem ser feitas pelos números 2667-7649; 2666-4910 (Ouvidoria de Nova Iguaçu); e 3779-1079 (SEMTMU).
Fotos: Thiago Loureiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário