quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Matéria abaixo é digna de ser compartilhada. Muito bom!!!



Nova Iguaçu notifica 17 coletivos que não atendem as normas de acessibilidade
Os moradores da Cidade de Nova Iguaçu que são portadores de deficiência continuam sofrendo com a falta de acessibilidade dos ônibus que trafegam na região. Entre as reclamações da população, estão as plataformas dos coletivos que não funcionam e motoristas que não sabem usar o sistema; além de não pararem nos pontos para que os passageiros possam entrar nos veículos.
Para tentar dar um fim nessas irregularidades, a Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (SEMTMU), em conjunto com a Subsecretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realizou uma operação, na manhã desta quinta-feira (06), na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no Centro, próximo ao ponto final dos coletivos. Foram 17 ônibus vistoriados, somente um deles atendia todas as normas, entre elas a de segurança.
Em média, a Subsecretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência recebe de 20 a 30 reclamações por mês. “Resolvemos nos reunir para iniciar esta operação. O nosso objetivo é fazer uma fiscalização semanalmente para que as empresas entendam que é necessário utilizar o sistema dos elevadores”, conta Rubens Borborema, secretário da SEMTMU.
Nesta primeira e na próxima semana, as empresas de ônibus serão apenas notificadas. “A questão agora é a conscientização dos empresários. Eles precisam fazer a manutenção dos aparelhos da mesma forma que eles fazem a dos pneus”, ressalta Borborema. Após a notificação, os veículos não vão poder voltar às ruas antes de estarem com os problemas resolvidos”, acrescenta. No dia seguinte, agentes da SEMTMU comparecerão à sede das empresas para se certificarem sobre o que foi feito.
“É a primeira vez que esta fiscalização acontece e já fomos muito elogiados pela população, que estava descrente que suas denúncias fariam efeito. Este é o nosso diferencial, por uma causa nobre que garante o direito da pessoa com deficiência, tornando tudo isso uma política pública permanente”, destaca Valnei Costa.
Entre os problemas verificados na operação, estão o não funcionamento da sinalização sonora, cintos de segurança danificados, elevadores sem manutenção, rampas que não funcionam e motoristas que não sabem utilizar o sistema ou que não param nos pontos para os passageiros.
A Subsecretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência orienta que o cidadão denuncie os ônibus que estiverem com problemas, sempre anotando a numeração que identifica o coletivo. As denúncias podem ser feitas pelos números 2667-7649; 2666-4910 (Ouvidoria de Nova Iguaçu); e 3779-1079 (SEMTMU).
Fotos: Thiago Loureiro

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