sexta-feira, 23 de outubro de 2015

APAGericinó Mendanha, urge reativação do Conselho Gestor

Nova Iguaçu, atraves de grupo voluntário irá debater e cobrar medidas em defesa e proteção desta área, que hoje também é Parque Estadual do Mendanha.
Por Alcy Maihoní
Toda e qualquer orientação e planejamento de atividades de gestão e outros tem que passar no NADA A OPOR deste Colegiado.
Por hora o INEA, na certa esta gostando das atividades desenvolvidas pelas prefeituras locais dos 04 (quatro) municípios que abarcam esta Unidade de Conservação, a saber: Rio de Janeiro, Nílópolis, Mesquita e Nova Iguaçu, uma vez que não estando atuando como deveria, sabem que mesmo assim tem pessoas dedicadas as causas ambientais.  Entretanto, na área de Nova Iguaçu, temos ciencia que a prefeitura, vem atuando de forma precária na luta pela conservação, isto é positivo, mas não basta. Não há estrutura e logística para o desenvolvimento pleno socioambiental. O Conselho estadual desta APA tem que estar empossado e em franca atividade. Esta na lei, logo que se cumpra.
Eu, estive presente neste evento, realizado em 06/03/2013
cobrando algumas ações emergenciais. 
Houve consulta pública em 06/03/2013 para a criação do Parque Estadual Mendanha - PEM, porem até presente data, não existe:
A) Unidade de Polícia Ambiental - UPAM - é composta por policiais militares do Batalhão Florestal. São aqueles que andam com uma pickup camuflada e que apóiam o Inea nas suas ações de fiscalização;
B) Guarita, logo o fluxo de visitantes fica comprometido;
C) Fiscalização interna, também não existe o que põe em risco a mantenalidade do regulamento imposta pelo SNUC no que diz respeito a preservação e utilização do local
Por hora finalizo, mas para próxima semana trarei mais informações de utilidade pública a respeito desta UC.
Tentativa do INEA em 2014 de reativação do Conselho Gestor da APAGMendanha
e do Parque Estadual Mendanha - Local: Diocese de N.Iguaçu/CENFOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário