sábado, 3 de outubro de 2015

Eleição dos conselheiros tutelares é amanhã. Boa sorte aos candidatos (as).

Eleitores podem votar nas regiões onde moram. Mas, devido uma lambança administrativa do CMDCA-NI, muitos vão ter que se deslocar para postos mais distantes.
Por Alcy Maihoní
A eleição para os conselhos tutelares da Cidade de Nova Iguaçu - RJ, acontece neste domingo,  4 de outubro. Estão aptos a votar todos os eleitores da cidade. A votação acontece das 9h às 17h. O eleitor deve apresentar no posto de votação obrigatoriamente documento oficial com foto (no prazo de validade) e o título de eleitor (ou comprovante de votação).
Caso precise de ajuda, o eleitor poderá solicitar ao mesário para que o auxilie, única e exclusivamente, no processo de digitação da senha ou preenchimento de papeleta para liberação do voto. O mesário deve retirar-se em seguida para que o eleitor possa exercer o voto de maneira secreta. 
O voto no pleito deste domingo é distrital, ou seja, o eleitor só pode eleger um candidato da sua microrregião, a saber:
Centro, Cabuçu, Austin, Comendador Soares e Vila de Cava.
O voto não é obrigatório, mas é fundamental para a construção de uma sociedade melhor, na qual os direitos das crianças e dos adolescentes sejam respeitados. Vote bem!
Os representantes eleitos terão a incumbência de primar pela proteção e direitos das crianças e dos adolescentes, o que se traduz em responsabilidade para os eleitores e, ainda mais para os candidatos.
Deixo registrado aqui meu descontentamento com o órgão CMDCA, de nossa cidade, cuja gestão atual realizou algumas lambanças, no início do processo com relação as provas e que após foram corrigidas a exigência do MP e de maneira inexplicável, amanhã muitos moradores vão sair de seus bairros para votar em bairros bem distantes. Uma anomalia administrativa desnecessária.
Neste pleito, sem dúvida também faltou melhor divulgação (Não basta apenas publicações em D.O.), logo não irei me surpreender se o primeiro colocado obtiver pouco menos de 500 votos, entre uma população de 787.563, segundo IBGE de 2010.
O CMDCA-NI, juntamente com a Prefeitura deveriam ter utilizado tecnologia atual, tipo: Filmar e colocar no YouTube, vídeo (+-18 minutos), expondo todos os candidatos (as), lado a lado, para que os mesmos se apresentassem a população. E um outro vídeo expondo a dinâmica do pleito com seus respectivos postos de votação.
Outra questão...Por que Nova Iguaçu não implementou o Passe Livre? 
Isto é, na qual oportuno seria uma parceria com as empresas do transporte coletivo, objetivando conceder passe livre durante todo o domingo, a exemplo de alguns municípios da Federação.
A seriedade e compromisso em sua plena atividade do Conselho Tutelar de Nova Iguaçu, primeiramente deve vir de cima para baixo, para que os conselheiros (as) possam ser mais valorizados e respeitados. Finalizo aqui que o CMDCA-NI, tem que aprender ser melhor intermediadora, quanto a todos os fatores e processos que envolve esta nobre missão social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário