sábado, 10 de outubro de 2015

Duas Professoras entrevistadas estão redondamente equivocadas

Jornal Correio da Lavoura desta semana, publica matéria em sua capa sobre o Dia do Mestre.
Tendo como título: " Professores apontam grave crise na Educação às vésperas do Dia do Mestre".
Elas se auto intitulam que são educadoras, e fazem seus queixumes:
Culpam alguns pais pelo desrespeito que sofrem em sala de aula;
Condenam o Sistema Educacional e a sociedade pela desvalorização da profissão;
Tem como a família como relapsas;
Se sentem vitimadas...
Temos que desmistificar muita coisa que foram plantadas ao longo do tempo.
1º Professor não é educador. Basicamente a função do professor é instruir seus alunos com o máximo de conhecimento para facilitar seu sucesso no mercado de trabalho. Nós pais e responsáveis de alunos é que possuímos exclusivamente esta responsabilidade.
2º Na expressão: "...alguns pais não educam os filhos em casa de modo a respeitar os professores". Vejamos que o pronome utilizado designa uma quantidade indeterminada, mas que não é grande, entretanto, forçam a barra o colocando no plural. A meu ver tal afirmação nada diz de objetividade.
3º Culpam o sistema e à sociedade pelo sentimento da desvalorização profissional, mas não vejo sinceramente nenhuma ação prática para combater esse mal. Greves e gritinhos em fóruns não é o caminho de se conseguir tal valorização. A história mostra isso.
4º Em outra expressão mais a frente: " A família  quer responsabilizar o professor na educação esquecendo que este é o papel dela". Meu Deus, como escuto aos quatro cantos, tamanha baboseira... 
Quando se utiliza o substantivo coletivo de parentes em geral: FAMÍLIA...  é que verificamos claramente o quanto estas míopes profissionais nos enxergam. Nós pais e responsáveis de alunos estamos  o tempo todo sendo de forma generalizada queimados vivos em fogueiras de inquisição. Esquecem elas que nossa tarefa de educar vem sendo usurpados em muitos casos ao longo de décadas. Quando matriculamos nossos filhos, não pedimos para os educar e sim para os instruir. 
Em Nova Iguaçu, residente a mais de 27 anos, nunca lí matéria prestigiando nós pais de alunos. Somos também desvalorizados ao extremo. É só tiro, porrada e bomba. Mas tudo bem, de qualquer forma desde já para os bons profissionais, meus respeitos e parabéns ao Dia do Mestre. Estes sim enobrece a categoria.
Alcy Maihoní
Representante de Pais de alunos de Nova Iguaçu
Coordenador-geral do Fórum Popular de Defesa da Educação - NI
Vice-presidente do Conselho Municipal de Educação-NI
O Coletivo Popular é o Alvo!
É dedicação integral

Nenhum comentário:

Postar um comentário