quinta-feira, 1 de outubro de 2015

1º de outubro: Dia Internacional das pessoas idosas.

A sociedade como um todo deve tratar as pessoas idosas com consideração e por terem mais experiência de vida, este respeito é fundamental para a sua estabilidade emocional.
Por Alcy Maihoní
Com a saúde mental equilibrada, a vida é mais valorizada e proveitosa.
Entretanto o numero de denúncias contra violação dos direitos dos idosos é de causar desgosto e vergonha. Muitas das vezes, pessoas que convivem com o idoso são verdadeiros carrascos, deixam de fornecer material de higiene pessoal, de vestuário e até de alimentos.
Os idosos também têm sido mais vítimas de lesão financeira. Os maus-tratos familiares e de terceiros em muitos bairros periféricos das grandes cidades é uma constante na vida destas pessoas da 3ª idade, que fragilizadas com a própria saúde, não possui condições de se autodefender. È repugnante quando descobrimos tamanha covardia.
Por essas e outras é fundamental a colaboração da sociedade para reduzir os casos de violência contra a pessoa idosa. O que aparece em numeros e gráficos fruto de pesquisas que são realizadas por Ongs, Institutos, governo, entre outros; seja municipal ou estadual são apenas pontas de icebergs que visualizamos, porem, ainda é grande os casos de subnotificações. Isso ocorre porque a maior parte da violência está dentro da própria família e muitos idosos preferem se calar, com o receito de romper o laço afetivo com outros membros da família.
No ano de 2003 foi criado, no Brasil, o Estatuto do Idoso garantindo os direitos das pessoas mais velhas tais como:
 1) não ficar em filas; 
2) não pagar passagem de ônibus coletivo; 
3) descontos em atividades culturais, esportivas e de lazer; 
4) adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; 
5) vagas de estacionamento;
E muitas outras... leia o estatuto do idoso
AQUI EM NOVA IGUAÇU: Existe o Conselho Municipal do Idoso...qualquer dia apareço, em uma de suas reuniões Ordinárias para ver os avanços que este colegiado vem realizando em defesa dos idosos iguaçuanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário